Registro recebe apresentações gratuitas do Corpo de Baile de Caraguatatuba
No sábado (20/8), será o espetáculo “Colheita”, às 20 horas, no CEU Vila Nova. No domingo (21/8) serão duas apresentações do “Coisa Pequena”; às 14 horas, no Centro Comunitário do Bairro Agrochá, e às 17 horas, na Praça Beira Rio.
Para quem aprecia dança artística de qualidade não pode perder a programação do final de semana (20 e 21/8) em Registro. O Corpo de Baile de Caraguatatuba estará com duas apresentações no Município: o espetáculo “Colheita”, às 20 horas, no CEU Vila Nova e o “Coisa Pequena”, às 14 horas, no Centro Comunitário do Bairro Agrochá, e às 17 horas, na Praça Beira Rio, integrando a programação do 1º Encontro Cervejeiro.
O Colheita iniciou um processo criativo no encontro da companhia com o olhar individualizado de cada intérprete sobre o assunto, revelando a urgência e ausência da alteridade na sociedade. Convidaram, então, o artista Fernando Machado para colaborar com sua visão e interpretação sobre a questão, de que forma ela afeta e reverbera sua arte, pensando em cada corpo como singular, com sua coleção particular de informações, seu próprio repertório que vai se constituindo a cada nova troca com outros corpos e com o ambiente em que está inserido. O fundamental seria compreender o que somos e conceber o outro, não apenas pelo olhar, mas, “a partir do olhar”. O “Ser-visto-pelo-outro” é a verdade do “ver-o-outro”.
No mesmo dia, o Corpo de Baile de Caraguatatuba faz ainda uma apresentação especial no CCI (Centro de Convivência do Idoso), para a promoção do acesso às artes e a valorização da pessoa idosa.
Já o projeto “Coisa Pequena” se propôs a pesquisa, concepção e temporada do trabalho inspirado nos textos de Manoel de Barros, tendo como mote “O Andarilho”, que exaltou a grandeza dos seres e objetos menos valorizados pela sociedade da máquina, do consumo e do descarte.
O trabalho foi concebido em espaço público (praças), onde a memória das pessoas que transitam por esses locais armazene a recordação de forma especial. O olhar para o chão com sua riqueza de detalhes, sem passar despercebido, sem pressa, com cuidado e atenção.
Coisa Pequena propõe uma reflexão sobre o “mito do bom selvagem”, mencionado por Jean Jaques Rousseau, onde acredita que o homem é originalmente bom e inocente, sendo corrompido pela sociedade; com a figura do Andarilho de Manoel de Barros – este homem simples de hábitos rotineiros tão naturais que expressam uma liberdade não apenas social, mas emocional e sentimental.
Assim como o trabalho de Manoel de Barros que não se deu no fluxo, mas sim no recorte, metáforas e imagens, Coisa Pequena prevê este recorte no tempo com inversão dos saberes das pequenas coisas, um contato sensorial com o mundo tátil das coisas.
O Programa de Ação Cultural (ProAC) do Governo do Estado reconhece sua excelência e apoia a circulação do espetáculo Coisa Pequena.
HISTÓRIA – Criado em 2000, O Corpo de Baile de Caraguatatuba participou dos principais festivais de dança do país em seu processo de amadurecimento técnico e artístico, sendo premiado em grande parte deles. Desde 2008, passou a desenvolver um trabalho profissionalizante onde os intérpretes dedicam-se à pesquisa e criação de composições coreográficas. Desde então, foi contemplado diversas vezes pelo Programa de Ação Cultural (ProAC) e recebeu a maior honraria para a linguagem da dança, o Prêmio Governador do Estado, em 2017.
SERVIÇO
Data: sábado, 20 de agosto
Horário: 20 horas
Apresentação: Espetáculo de Dança “Colheita”
Local: CEU Vila Nova – R. Guaracuí, s/nº – Vila Nova
Data: domingo, 21 de agosto
Horário: 14 horas
Apresentação: Espetáculo de Dança “Coisa Pequena”
Local: Centro Comunitário – Rua Doze, 326 – Bairro Agrochá
Horário: 17 horas (Na programação do 1º Encontro Cervejeiro)
Local: Praça Beira Rio – Centro
Valor: todas apresentações são gratuitas
VEJA MAIS
Prefeitura de Registro inaugura unidade do programa Cozinhalimento no CRAS Nosso Teto
Festival da Cidade celebra os 79 anos de Registro com programação especial gratuita
Registro recebe 1ª Parada do orgulho LGBTQIAPN+ com o Festival +Diversidade
Escola de Judô Mauro Sakai fica em 3º lugar no Torneio Toraichiro Suzuki
Registro conquista 1º lugar no Prêmio Band Cidades Excelentes, o “Oscar” da Gestão Pública