Notícias

  18 de agosto de 2022

Registro recebe apresentações gratuitas do Corpo de Baile de Caraguatatuba


No sábado (20/8), será o espetáculo “Colheita”, às 20 horas, no CEU Vila Nova. No domingo (21/8) serão duas apresentações do “Coisa Pequena”; às 14 horas, no Centro Comunitário do Bairro Agrochá, e às 17 horas, na Praça Beira Rio.

Para quem aprecia dança artística de qualidade não pode perder a programação do final de semana (20 e 21/8) em Registro. O Corpo de Baile de Caraguatatuba estará com duas apresentações no Município: o espetáculo “Colheita”, às 20 horas, no CEU Vila Nova e o “Coisa Pequena”, às 14 horas, no Centro Comunitário do Bairro Agrochá, e às 17 horas, na Praça Beira Rio, integrando a programação do 1º Encontro Cervejeiro.

O Colheita iniciou um processo criativo no encontro da companhia com o olhar individualizado de cada intérprete sobre o assunto, revelando a urgência e ausência da alteridade na sociedade. Convidaram, então, o artista Fernando Machado para colaborar com sua visão e interpretação sobre a questão, de que forma ela afeta e reverbera sua arte, pensando em cada corpo como singular, com sua coleção particular de informações, seu próprio repertório que vai se constituindo a cada nova troca com outros corpos e com o ambiente em que está inserido. O fundamental seria compreender o que somos e conceber o outro, não apenas pelo olhar, mas, “a partir do olhar”. O “Ser-visto-pelo-outro” é a verdade do “ver-o-outro”.

No mesmo dia, o Corpo de Baile de Caraguatatuba faz ainda uma apresentação especial no CCI (Centro de Convivência do Idoso), para a promoção do acesso às artes e a valorização da pessoa idosa.

Já o projeto “Coisa Pequena” se propôs a pesquisa, concepção e temporada do trabalho inspirado nos textos de Manoel de Barros, tendo como mote “O Andarilho”, que exaltou a grandeza dos seres e objetos menos valorizados pela sociedade da máquina, do consumo e do descarte.

O trabalho foi concebido em espaço público (praças), onde a memória das pessoas que transitam por esses locais armazene a recordação de forma especial. O olhar para o chão com sua riqueza de detalhes, sem passar despercebido, sem pressa, com cuidado e atenção.

Coisa Pequena propõe uma reflexão sobre o “mito do bom selvagem”, mencionado por Jean Jaques Rousseau, onde acredita que o homem é originalmente bom e inocente, sendo corrompido pela sociedade; com a figura do Andarilho de Manoel de Barros – este homem simples de hábitos rotineiros tão naturais que expressam uma liberdade não apenas social, mas emocional e sentimental.

Assim como o trabalho de Manoel de Barros que não se deu no fluxo, mas sim no recorte, metáforas e imagens, Coisa Pequena prevê este recorte no tempo com inversão dos saberes das pequenas coisas, um contato sensorial com o mundo tátil das coisas.

O Programa de Ação Cultural (ProAC) do Governo do Estado reconhece sua excelência e apoia a circulação do espetáculo Coisa Pequena.

HISTÓRIA – Criado em 2000, O Corpo de Baile de Caraguatatuba participou dos principais festivais de dança do país em seu processo de amadurecimento técnico e artístico, sendo premiado em grande parte deles. Desde 2008, passou a desenvolver um trabalho profissionalizante onde os intérpretes dedicam-se à pesquisa e criação de composições coreográficas. Desde então, foi contemplado diversas vezes pelo Programa de Ação Cultural (ProAC) e recebeu a maior honraria para a linguagem da dança, o Prêmio Governador do Estado, em 2017.

SERVIÇO

Data: sábado, 20 de agosto

Horário: 20 horas

Apresentação: Espetáculo de Dança “Colheita”

Local: CEU Vila Nova – R. Guaracuí, s/nº – Vila Nova

Data: domingo, 21 de agosto

Horário: 14 horas

Apresentação: Espetáculo de Dança “Coisa Pequena”

Local: Centro Comunitário – Rua Doze, 326 – Bairro Agrochá

Horário: 17 horas (Na programação do 1º Encontro Cervejeiro)

Local: Praça Beira Rio – Centro

Valor: todas apresentações são gratuitas

Top