29 de março de 2022

Registro recebe prêmio por ser uma das melhores cidades do Estado em controle de Tuberculose

A premiação ocorreu para os municípios que alcançaram alguns objetivos operacionais pré-determinados pela Secretaria de Estado da Saúde. Entre as 645 cidades do estado, no critério Proporção de Encerramentos de Casos, apenas 24 foram premiados e Registro foi um deles

Registro foi reconhecida novamente como uma das cidades de todo estado de São Paulo a encerrar todos os casos de tuberculose no período de seis meses (1º Semestre de 2021). O prêmio foi anunciado durante o Encontro Estadual do Programa de Controle da Tuberculose, realizado no último dia 24/3, mesma data em que celebra o Dia Mundial da Tuberculose.

No evento, foram apresentados os dados da tuberculose no estado de São Paulo e ocorreu a premiação dos municípios que alcançaram alguns objetivos operacionais pré-determinados pela Secretaria de Estado da Saúde. Entre os 645 municípios do estado, no critério Proporção de Encerramentos de Casos, apenas 24 foram premiados e Registro foi um deles.

O Prefeito Nilton Hirota, enaltece o trabalho realizado pela equipe da Secretaria Municipal de Saúde. “É um orgulho imenso recebermos este reconhecimento do Governo do Estado. Foi um excelente trabalho realizado pelos profissionais do Programa de controle de Tuberculose. Isso mostra o quanto é importante o papel do servidor para a sociedade registrense”.

O Programa de Controle da Tuberculose está sob a responsabilidade da Farmacêutica Bioquímica Sanitarista, Janine Scolaro. Para ela, a forma como é realizado o tratamento faz toda a diferença para o controle dos casos. “Representa uma luta grande, não apenas profissional, mas para que as pessoas entendam que tuberculose, em pleno século XXI, ainda mata. O Brasil é o segundo país com maior número de casos no mundo, ficando atrás apenas da Índia. Por isso, fazemos um trabalho contínuo, colaborando com as equipes, informando as atualizações e orientações que vem da Secretaria de Saúde Estadual e do Ministério da Saúde. Isso garante que o paciente receba o tratamento adequado de todos: médicos, enfermeiros, farmacêuticos, técnicos e agentes comunitários”.

RECONHECIMENTO – Não é a primeira vez que os trabalhos dos profissionais de Saúde de Registro são premiados. Em outubro de 2021, o município foi destaque no Prêmio Band Cidades Excelentes por ocupar a posição entre as três melhores do Estado na categoria entre cidades de 30 e 100 mil habitantes no quesito Saúde e Bem-estar.

“Isso mostra que priorizamos políticas públicas efetivas de saúde para a população. Sabemos que precisamos evoluir e trabalhar cada vez mais, mas os resultados mostram que estamos no caminho certo”, destacou Nilton Hirota.

O prêmio da emissora paulista e do Instituto Aquila considerou os seguintes quesitos: cobertura estratégica do Programa Saúde da Família; expectativa de vida ao nascer; número de leitos hospitalares por mil habitantes; número de profissionais de saúde por mil habitantes; proporção de internações sensíveis à atenção básica em saúde e taxa de mortalidade infantil por 1.000 habitantes e os casos de Covid por 100 mil habitantes.