Notícias

  22 de março de 2024

Saúde de Registro estabelece novo fluxo de pacientes com sintomas da dengue para evitar colapso no atendimento na UPA


Quando surgirem sintomas leves da dengue, é recomendado que os moradores busquem a Unidade de Saúde de seu bairro

A Unidade de Pronto Atendimento – UPA 24H Dr. Nelson Antônio Hirata está com sobrecarga no número de atendimento diários, principalmente em virtude do grande volume de pessoas que procuram o serviço com sintomas da dengue. Para resolver esse quadro, a Diretoria Geral de Saúde adotou um novo fluxo para facilitar a vida dos munícipes, permitindo que todas as Unidades de Saúde recebam pacientes com quadro de dengue, de segunda a sexta-feira.

“A UPA opera no seu limite máximo de capacidade. O nosso pacto com a entidade responsável pela gestão da unidade prevê 8 mil atendimentos por mês, cerca de 266 por dia. Para ter uma ideia do quanto estamos trabalhando sobrecarregados, considerando somente o mês de março, até o dia 20, já foram realizadas 13.101 consultas, com média de 655 por dia”, afirmou o Diretor Geral de Saúde, Edson Gauglitz.

Todo morador de Registro deve ir ao Posto de Saúde do seu bairro, caso apresente os seguintes sintomas: febre alta; dor no corpo e articulações; dor atrás dos olhos; mal-estar; dor de cabeça; manchas vermelhas na pele. Além disso, todo o protocolo clínico que prevê medicação endovenosa e também deve ser realizada nas Unidades de Saúde.

É importante destacar que o acolhimento na UPA permanece nos casos de sintomas mais graves como: dor abdominal intensa e persistente; vômitos frequentes; acúmulo de líquidos; sangramento nas mucosas e irritabilidade.

De acordo com o Diretor Técnico da Diretoria Geral de Saúde, Wagner Ciongoli, a reformulação do fluxo visa otimizar o sistema de atendimento, especialmente para os quadros de urgência e emergência. “A maioria das pessoas ficaram condicionadas a comparecer na UPA em busca de atendimento médico, mas neste momento de alta dos casos de dengue, reformulamos a dinâmica pensando no melhor dos pacientes e do grande número de pessoas com sintomas da dengue”.

SERVIÇO– Em caso de apresentação de sintomas leves da dengue, orienta-se que os munícipes procurem a Unidade de Saúde do seu bairro.

Top