27 de maio de 2022

Secretaria de Desenvolvimento Agrário e Meio ambiente já plantou 57 árvores pelo Programa de Arborização Urbana

A Prefeitura de Registro, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Agrário e Meio Ambiente está executando o Programa de Arborização Urbana. A ação, que iniciou em março, consiste no planejamento de plantio de árvores por todo o município. Este ano foram plantadas 57 árvores das espécies:  Ipê Amarelo, Ipê Roxo, Resedá, Sabão de soldado, Pau sangue, Quaresmeira e Oiti.

A Secretária Municipal de Desenvolvimento Agrário e Meio Ambiente, Daniella Batista explica que o propósito do programa é promover uma harmonização de espécies de árvores apropriadas com vias públicas. “Além de embelezar o município, as árvores prestam serviços ambientais necessários a manutenção da vida, é importante que elas sejam plantadas com responsabilidade, sem que gere transtornos para os munícipes”.

O plantio já ocorreu nos bairros: CECAP, Centro, Jd. Ipanema, Caiçara-I, Jd. América, Xangrilá, Bloco B, em unidades de serviço municipais e praças públicas. Nos mesmos lugares onde foi realizado o trabalho, a equipe também faz a verificação de árvores que apresentam avarias e riscos de acidente. “Contamos com o auxílio da população para que nos informe os locais com árvores que apresentem comprometimento na estrutura para que tomemos as providências”, solicitou Daniella Batista.

Em comemoração ao Dia Mundial da Mata Atlântica, celebrado no dia 27/5, cabe ressaltar que o Vale do Ribeira está situado no maior remanescente contínuo do mundo de Mata Atlântica. Segundo o último inventário florestal do estado de São Paulo, Registro possui 55,6% de cobertura de Vegetação Nativa.

CONSCIENTIZAÇÃO – Infelizmente, o resultado do Programa de Arborização Urbana, em alguns pontos, foi comprometido. Em virtude do vandalismo, algumas mudas foram destruídas. A Secretária Municipal de Desenvolvimento Agrário e Meio Ambiente, solicita que todos preservem as mudas plantadas.

SERVIÇO – A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Agrário e Meio Ambiente fica Rua Haguemo Matsuzawa, 875 – Vila Ribeirópolis. Telefone: 3822-5946 / 3822-5947