30 de junho de 2021

Secretaria de Educação desenvolve Protocolo de Retomada para aulas presenciais

Com a publicação do Decreto Municipal 3.185/2021 que autoriza o retorno das atividades educacionais presenciais, a Secretaria Municipal de Educação está tomando todas as providências para que este processo seja realizado de forma cuidadosa, no âmbito da Rede Municipal de Educação. O primeiro passo foi a elaboração minuciosa de um Protocolo de Retomada das aulas nas escolas. O documento foi elaborado pelo Comitê Municipal de Gerenciamento do Retorno às Aulas Presenciais, composto por profissionais das secretarias municipais de Educação e de Saúde. “A volta às aulas presenciais necessita da elaboração de estratégias que possibilitem uma retomada eficiente e para isso foi elaborado um rígido protocolo de segurança, amplamente discutido por todos que atuam no funcionamento direto da escola e demais pessoas que compõem à comunidade escolar”, ponderou o Prefeito de Registro, Nilton Hirota. O material, que está disponível também no site oficial da Prefeitura de Registro, servirá de base para que os profissionais de educação nas escolas realizem os procedimentos necessários de segurança, aos pais e alunos. A semana entre os dias 2 e 6/8 será destinada apenas ao estudo do protocolo de retorno às aulas presenciais para preparação e organização do ambiente escolar e recebimento do aluno. “O momento de reabertura das escolas segue a orientação de análises epidemiológicas que indiquem a redução contínua de novos casos de Covid-19, conforme mostra o quadro atual de redução da transmissão comunitária da doença”, acrescentou o Secretário Municipal de Educação, Marcos Cunha. É importante destacar que nesta fase inicial de retorno não há obrigatoriedade da presença do aluno nas escolas municipais, ficando sob opção dos pais. Outro ponto relevante é a preparação obrigatória das Unidades Escolares para reabertura. “Os materiais já foram disponibilizados para as atividades presenciais dos profissionais da educação. Agora estamos aguardando os equipamentos de proteção necessária para os alunos (termômetro, fita demarcadora, álcool, máscara, tapete sanitizantes). Caso haja algum imprevisto durante este processo de entrega, nenhuma escola retornará sem os equipamentos de proteção necessários”, destacou Marcos Cunha. ENSINO HÍBRIDO – As atividades educacionais manterão a modalidade de ensino remota e presencial. A Secretaria Municipal de Educação estabeleceu que será dada início às atividades presenciais com alunos apenas a partir do dia 9/8, com regime de escalonamento e porcentagens mínimas de cada turma. O retorno será gradativo e as primeiras semanas serão destinadas à acolhimento escolar, avaliação para criação de projeto de recuperação e apresentação do protocolo de retorno ao aluno. Outra medida adotada como preparação para o retorno às atividades é a ampliação na velocidade de internet nas escolas e instalação em unidades onde não possui conectividade. Para reforçar e ampliar as condições de trabalho dos professores, a Secretaria de Educação está aguardando a entrega de chips telefônicos e de tablets para as atividades educacionais. Além disso, será disponibilizado pacotes de internet para suporte aos docentes no desenvolvimento das aulas remotas. Para o Protocolo de Retomada para aulas presenciais. Clique neste link.