28 de outubro de 2021

Secretaria de Saúde garantirá protocolo sanitário para acesso ao 67º Tooro Nagashi

Todos terão a temperatura aferida antes de ingressarem na Praça de Alimentação e, obrigatoriamente, deverão apresentar a Carteirinha de Vacinação contra Covid-19

Como forma de evento teste para a retomada do público, após a liberação do Governo do Estado, o 67º Tooro Nagashi contará com a equipe da Secretaria Municipal de Saúde realizará todo o protocolo sanitário no controle de acesso na Praça Beira Rio, no Centro, onde ficará a parte Gastronômica do evento, entre os dias 30/10 e 2/11. Apenas ingressará no recinto quem apresentar a Carteirinha de Vacinação.

Para maiores de 18 anos é preciso apresentar o comprovante com as duas doses aplicadas. No caso de adolescentes e jovens, entre 12 e 17 anos, o comprovante deve ter o registro da primeira dose. É obrigatório o uso de máscara e respeito ao distanciamento social durante a permanência no espaço. Totens com álcool em gel estarão espalhados pelo ambiente.

“É o primeiro evento teste que Registro realizará e a prioridade da equipa da Saúde será a de garantir que todos se divirtam com responsabilidade e que sejam cumpridos os protocolos sanitários”, afirmou o Secretário Municipal de Saúde, Edson Gauglitz.

A Praça de Alimentação funcionará com o seguinte horário: nos dias 30/10 e 1º/11 das 18 à 0 hora e nos dias 31/10 e 2/11, das 9 à 0 hora. O limite de circulação será de 1.200 pessoas.

EVENTO – Ainda de forma controlada, o 67º Tooro Nagashi, tradicional festividade de Registro e do Vale do Ribeira, realizada pela Associação Cultural Nipo Brasileira de Registro – Bunkyo acontecerá entre os dias 30/10 e 2/11.

O evento ocorrerá de forma híbrida, sendo a cerimônia religiosa em respeito aos antepassados e toda a programação cultural em formato digital, com transmissão ao vivo por meio dos canais oficias do Bunkyo. No Brasil, a cidade de Registro é pioneira na realização do Tooro Nagashi, constituindo-se no maior evento da colônia japonesa no sul do Estado de São Paulo e uma das mais importantes celebrações do país.

ONLINE – A transmissão será realizada ao vivo pelo Facebook e YouTube no perfil @BunkyoRegistro, no dia 2/11, a partir das 16horas.

HOMENAGEM – Os tradicionais barquinhos também não ficarão de fora. No dia 2 de novembro, Dia de Finados, a Associação Cultural Nipo Brasileira de Registro promoverá a soltura de Tooros em homenagem aos antepassados. Para fazer a sua dedicatória, basta adquirir uma lâmina de papel, escrever o nome de até duas pessoas falecidas ou da família (1 nome de família por lâmina). As homenagens podem ser realizadas na secretaria do Bunkyo, a contribuição é no valor de R$ 25,00 e pode ser feita via PIX com a chave: acnbrgt@uol.com.br. Mais informações pelo Whatsapp: (13) 99654-4709.