Notícias

  3 de outubro de 2022

Secretaria de Saúde realiza 1º Fórum de Saúde do Adolescente


A atividade fez parte da Semana Municipal de Orientação e Prevenção da Gravidez na Adolescência

Mais de 50 pessoas, entre alunos de escolas estaduais, profissionais de saúde, autoridades, Conselho Tutelar e profissionais dos CRAS, compareceram ao 1º Fórum de Saúde do Adolescente com o tema: Prevenção também se ensina, realizado no último dia 26/9, no auditório do SENAC. A atividade fez parte da Semana Municipal de Orientação e Prevenção da Gravidez na Adolescência, conforme Lei nº 1.848, de 22 de Outubro de 2019.

O evento contou com palestra sobre prevenção de gravidez e Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), ministrada pela Enfermeira da ESF Centro I, Priscila Ferreira Felice, graduada na Faculdades Adamantinense Integrada, especialista em obstetrícia, Saúde da Família, Saúde do Trabalho e Ecologia Humana e Neonatologia.

“Foi maravilhoso ter participado desse momento tão enriquecedor, tanto para saúde, como para a educação dos adolescentes. Precisamos de mais iniciativas como essa que proporcione um ambiente em que os adolescentes se sentam à vontade para perguntar e esclarecer dúvidas. Sabemos que a adolescência não é fácil. É um período em que as responsabilidades aumentam, mas foi deixado claro para eles que tem uma rede de profissionais para apoiá-los”, disse a Enfermeira da ESF Jacatirão no bairro Vila Nova, Bruna Ursulino de Oliveira.

O objetivo da capacitação de multiplicadores foi o de promover reflexões sobre os aspectos sociais e da saúde física e emocional que impactam a vida de adolescentes, a fim de fortalecer o diálogo com esse público. Em 2021, 12,3% dos nascidos vivos no município de Registro eram de mães adolescentes. “Achei muito pertinente a fala dos profissionais, temos alguns adolescentes que já tem filhos e outros que estão gerando. É importante que eles percebam os riscos à saúde”, disse a Coordenadora de Gestão Pedagógica da E.E. Professor Ruy Prado de Mendonça Filho, Brunna França Vitor.

A Secretaria Municipal de Saúde quer fortalecer a rede de trabalho Intersetorial para redução da gravidez na adolescência, que é apontada como uma gestação de alto risco, decorrente das preocupações que traz à mãe e ao recém-nascido. A gravidez nesta faixa etária pode acarretar consequências emocionais, sociais e econômicas.

No evento também foram entregues os certificados para os profissionais de Saúde de Registro que concluíram o curso Aspectos Biopsicossociais na Adolescência, ofertado pela Secretaria Municipal de Saúde.

O 1º Fórum de Saúde do Adolescente com o tema: Prevenção também se ensina foi uma iniciativa da Secretaria de Saúde em parceria com o CEREST- Centro de Referência de Saúde do Trabalhador e SENAC.

Top