21 de outubro de 2021

Secretaria de Saúde realiza Mutirão de Papanicolau neste sábado (23/10)



O atendimento será realizado das 8 às 17 horas, em todas as Unidades de Saúde onde também poderá ser agendado Exame de Mamografia

A Secretaria Municipal de Saúde realizará Mutirão de Papanicolau neste sábado, 23/10, das 8 às 17 horas (confira a lista das Unidades de Saúde participantes). No mesmo dia, também poderá ser solicitado o Exame de Mamografia, conforme critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde.

O Papanicolau é um exame essencial para a prevenção do câncer de colo de útero, que é o terceiro câncer mais frequente na população feminina. O Ministério da Saúde recomenda que mulheres a partir dos 25 anos que tem ou já tiveram vida sexual ativa realizem o exame, sendo que as duas primeiras coletas sejam feitas anualmente e, se não houver alterações, o exame pode ser realizado a cada três anos.

O câncer de mama é o tipo mais comum, depois do câncer de pele, e também é o que causa mais mortes por câncer no público feminino. O Ministério da Saúde recomenda que mulheres de 50 a 69 anos façam uma mamografia de rotina a cada 2 anos.

O Mutirão ocorre nas seguintes Unidades:

ESF Arapongal Leste
ESF Arapongal Oeste
UBS Vila Nova
UBS Centro
ESF Xangrilá
ESF Ribeirópolis
ESF VILA São Francisco
UBS Registro B
ESF Nosso Teto

Top