25 de outubro de 2021

Todos recém-nascidos no Hospital São João em Registro serão imunizados com a vacina BCG ainda na maternidade

A Secretaria Municipal de Saúde de Registro realizou treinamento com os profissionais da Unidade Hospitalar por um período de 30 dias

A partir desta segunda-feira (25/10), todas as crianças recém-nascidas na Maternidade do Hospital São João receberão a vacina da BCG. Essa é uma das primeiras vacinas a qual deixa uma marquinha no braço da criança e oferece a proteção contra a tuberculose miliar e neurotuberculose, uma doença infecciosa ainda muito presente no País.

A Secretaria Municipal de Saúde de Registro realizou treinamento com os profissionais da Maternidade do Hospital São João por um período de 30 dias. A Unidade Hospitalar é uma referência para gestantes de baixa e média complexidade, realizando em torno de 100 partos por mês.

A iniciativa trará inúmeros benefícios para a saúde da mãe e seu filho, poupando-as da necessidade de se deslocarem até a Unidade de Saúde para aplicação da vacina, garantindo a imunização em tempo oportuno.

“Destacamos o importante papel das equipes da Atenção Básica, da Vigilância Epidemiológica da Educação Permanente nessa conquista que vai beneficiar as famílias de Registro e Região que são atendidas no Hospital São João.”, comentou o Secretário Municipal de Saúde, Edson Gauglitz.

De acordo com levantamento da Secretaria Municipal de Saúde, em 2020 foram aplicadas 191 doses da BCG, uma cobertura de 24,09%. Já este ano, foram aplicadas 382 doses, o que representa uma cobertura de 43,46%, a expectativa é ampliar ainda mais a cobertura vacinal.