9 de fevereiro de 2023

UBS Centro leva atendimento à hipertensos e diabéticos em área rural

Para monitorar e ampliar o atendimento de pacientes da área rural, a Diretoria Geral de Saúde, por meio da equipe ESF Centro I, realizou no Bairro Guaviruva, na última quinzena de janeiro, ação de controle para Hipertensão Arterial e Diabetes. Foram realizadas 58 consultas e 112 atendimentos. Os moradores usufruíram dos serviços de medição de peso, aferição de pressão e aferição de glicemia capilar.

O grupo de profissionais da saúde contou com a Médica da família, Heloisa Cruz de Oliveira; a Enfermeira Priscila Ferreira Felice; as técnicas em Enfermagem, Regiane Artruzzi Martins dos Santos, Rayane dos Santos Carvalho e Roseane Miguel Raquel Veiga e as Agentes Comunitárias de Saúde, Andriele Caroline Komatsu de Souza e Daiane Cardoso de Souza Antunes.

De acordo com a Priscila, a ação é fundamental para política pública de saúde. “Representa um avanço importante, pois é necessário avaliação e monitoramento dos pacientes com Hipertensão Arterial e Diabetes com uma certa regularidade, de acordo com a classificação da doença. Há casos em que a periodicidade pode ser anual, semestral ou trimestral”, acrescentou.

Os atendimentos foram agendados pelos agentes comunitários de saúde, priorizando os idosos e pessoas com maior dificuldade de locomoção e acesso. De acordo com a programação, a equipe ESF Centro I atuará dia 17/2, no Bairro Chá Ribeira; dia 24/2, no Bairro Ribeirão de Registro e 10/3, no Bairro Jurumirim.