Notícias

  21 de setembro de 2022

Yardan Tobias vence Super Open de Xadrez na Ilha Comprida com 100% de aproveitamento


Gabrieli Melo e Samuel Cardoso fizeram um belo torneio terminando com 5,5 pontos e dividindo a segunda colocação

Yardan Tobias, aluno da Escola Estadual Geni Cunha, entrou para a história no último domingo (18/9) ao sagrar-se campeão da 3ª etapa do XVII Super Open de Xadrez do Vale do Ribeira, o único a vencer todas as seis partidas.

Na final dessa etapa, realizada na ONG Crescer para o Futuro, em Ilha Comprida, Yardan derrotou o também surpreendente Mauricio Leandro, que também tinha 5 vitórias.

Yardan, que estuda na escola Bairro Cubatão, tem apenas 16 anos e já faz parte da equipe de Registro que sagrou-se campeã dos Jogos Regionais e que em outubro ruma para os Jogos Abertos, em São Sebastião. É a primeira vez, em 17 anos, que um estreante no Super Open vence uma etapa já no primeiro ano.

Quase 90 enxadristas participaram desta etapa comandada pelo professor Renato Cabeça e que teve na organização e arbitragem Daniele Pereira, Nathaly Camily e Severino Gomes.

Muitas surpresas aconteceram: José Oliveira, da Ilha Comprida, derrotou Daniele Pereira e Renato Cabeça, mas depois perdeu para Yardan e Vinicius Chaves.

Gabrieli Melo e Samuel Cardoso fizeram um belo torneio terminando com 5,5 pontos e dividindo a segunda colocação. Empataram entre si na quinta rodada e depois venceram Kaique e Renato Cabeça, respectivamente. Saíram invictos também. Gabrieli reside em Registro e Samuel é de Pariquera-Açu, mas integra a equipe de Registro.

Com 5 pontos terminaram, pela ordem: Mauricio Leandro, Daniele Pereira, Tiago Yuji, Roni Sergio e Jonathan Nepomuceno. Com 4,5 ponto: Chaves, George Pacheco e professor Oziel.

Do lado feminino, destaques para Gabrieli, Daniele, Julia Carolina, Nathaly e Raphaela Albuquerque. As últimas três com 4 pontos. A ONG Crescer para o Futuro ofereceu café da manhã e almoço para todos os presentes.

PROGRAMAÇÃO – A próxima e última etapa classificatória será em novembro e promete ser muito concorrida, integrando a Semana de Ciência e Tecnologia.

O Super Open está na 17ª edição e é uma realização da Prefeitura de Registro em parceria com as demais prefeituras participantes. Depois da etapa do Instituto Federal, haverá a grande final com os oito melhores de cada categoria.

Top