11 de setembro de 2023

22ª edição do SEMPA fecha com sucesso e com E.E. Koki Kitajima conquistando mais uma vez as categorias B e C

A maior competição escolar esportiva do Vale do Ribeira concluiu mais um ano com êxito. A 22ª edição do Jogos da Semana da Pátria – SEMPA encerrou as disputas na última quarta-feira (6/9), com a participação de mais de 3600 alunos, de 30 escolas da rede particular, municipal, estadual e federal, competindo durante 11 dias intensos, em nove modalidades: futsal, xadrez, damas, basquete, handebol, atletismo, voleibol, queimada e tênis de mesa.

Para o Prefeito de Registro, Nilton Hirota, o SEMPA nasceu com o propósito de despertar nos estudantes o civismo e espírito esportivo. “Não tenho dúvida de que todos os alunos viveram momentos marcantes e que contribuíram com o seu aprendizado, especialmente o respeito pelos colegas e adversários, e a valorização do patriotismo”, enfatizou o Prefeito.

Das escolas participantes, a E.E. Koki Kitajima foi a única campeã em duas categorias, B e C. Entre as municipais, destaque para a EMEB. Pref. José Mendes e EMEB Ver. Kessao Kasuga/EMEB Profª Ida Emília Leib das Neves, que conquistaram o segundo e terceiro lugares, respectivamente.

O Diretor Geral de Educação, Luciano Viana, agradeceu o empenho das equipes da rede municipal que deram todo suporte para que os alunos competissem no SEMPA. “Foram 14 escolas municipais que atendemos com todo carinho, providenciando alimentação e transporte para os jogos. Parabéns aos alunos, professores e diretores que se dedicaram para que tudo ocorresse bem, mostrando quanto o SEMPA colabora para essa grande integração esportiva”.

Para se ter uma ideia da grandeza do SEMPA, em números, somente no futsal, foram realizadas 91 partidas e 465 gols (24 de pênalti). No voleibol, 19 confrontos, 42 sets disputados e 1675 pontos. Já no Handebol, foram 12 partidas e 66 gols. Basquete teve 6 jogos e 100 pontos marcados. A Queimada registrou 32 embates e 366 atletas participantes. No Tenis de Mesa ocorreram 50 jogos. O Atletismo contabilizou 48 provas. Os números com os jogos de tabuleiro não ficam para trás. Foram realizadas 178 partidas e damas, e 115 de xadrez.

“Realmente esse ano foi muito especial. Os servidores do Esporte, o time de arbitragem, a equipe de apoio, todos estão de parabéns pela entrega e dedicação. O mais importante é que realmente organizamos um evento desse porte, sem nenhum tipo de intercorrência, especialmente com a integridade dos alunos. Foram realizadas cerca de 550 disputas entre todas modalidades”, concluiu o Diretor Geral de Esporte e Lazer, Junior Shimabukuro.

ONLINE – Uma das novidades do 22º SEMPA foi transmissão de alguns jogos ao vivo pelo canal Ribeira Plus. O público pode acompanhar em tempo real momentos memoráveis.  “Foi uma iniciativa incrível. O Matheus, Victor e toda equipe estão de parabéns pelo grande trabalho que realizaram. O SEMPA rompeu barreiras e alcançou milhares de pessoas, permitindo que os alunos das escolas participantes, familiares, amigos e apoiadores assistissem às partidas, mesmo que de longe, por meio do canal Ribeira Plus”, enalteceu Junior Shimabukuro.

SERVIÇO – Confira o resultado de todos os jogos por categoria e a classificação final da 22ª SEMPA pelo link: registro.sp.gov.br/secretarias/esporte.