9 de novembro de 2023

69º Tooro Nagashi de Registro reúne cerca de 20 mil pessoas na Praça Beira Rio

Mais de 2 mil barquinhos iluminaram as águas do Rio Ribeira de Iguape

Tradicional festividade de Registro, a 69ª edição do Tooro Nagashi reuniu cerca de 20 mil pessoas na Praça Beira Rio, nos dias 1 e 2 de novembro. A celebração este ano contou com a presença da Comitiva de Nakatsugawa, localizada na província de Gifu (Japão), cidade-irmã de Registro.

O Tooro Nagashi deste ano foi marcado por diversas celebrações, como os 110 anos da Colonização Japonesa na cidade de Registro, os 115 anos da Imigração Japonesa no Brasil e os 43 anos do convênio das Cidades-Irmãs Registro e Nakatsugawa.

Um dos destaques da programação foi a Cerimônia de Purificação das águas do Rio Ribeira de Iguape e o Ato Inter-religioso para as almas dos antepassados, celebrado pela Monja Myoho Ishimoto e representantes de outras religiões.

O ponto alto do evento foi a soltura de cerca de 2 mil barquinhos (os famosos tooros) no Rio Ribeira de Iguape. A soltura tem o objetivo de prestar uma homenagem às almas dos antepassados. A escuridão das águas reflete as luzes coloridas dos barquinhos, levando as almas dos entes queridos e emocionando os expectadores.

A edição deste ano também trouxe uma grande novidade: o lançamento da cerveja Tooro Nagashi, feita pela Japas Cervejaria. Com uma embalagem toda personalizada com a identidade visual do evento, a bebida foi produzida exclusivamente para o Tooro Nagashi de Registro.

Após a soltura dos barquinhos, os convidados e autoridades se dirigiram até o palco montado para a cerimônia de abertura. Além de todos os integrantes da Comitiva de Nakatsugawa, entre eles o presidente da Associação do Convênio Cidades-irmãs, Jun Sugimoto, participaram da abertura oficial o Prefeito de Registro Nilton Hirota; Mitsuyoshi Nagaya (Presidente Gifu Kenjinkai); Toraju Endo (Presidente Fenivar); Roberto Tanaka (Represente do Bunkyo de São Paulo); Edson Endo (Diretor de Turismo, Cultura e Economia Criativa); Irineu Makoto Kawajiri (Presidente do Bunkyo de Registro); Kunihiko Takahashi (Presidente do Convênio de Cidades-irmãs Registro e Nakatsugawa); Ton Adorno (Vice-prefeito de Registro); Marco Antônio (Presidente da ACER); Yoshiyuki Nakatani (Cônsul do Japão); Massayuki Eguchi (Representante chefe do escritório da JICA no Brasil); Celina Linhares (Representante do Secretário de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo) e Dilson Tsunoda (Coordenador Geral do 69º Tooro Nagashi).

Além da celebração religiosa, a programação do 69º Tooro Nagashi contou também com uma programação artística com cantores, grupos de taikô, dança e praça de alimentação. O Sesc Registro, parceiro do Tooro Nagashi, também agregou a programação com diversas atividades e apresentações especiais da cultura japonesa.

Pela primeira vez, a unidade trouxe o espetáculo Dança do Dragão de Nagasaki, com o Grupo Nagasaki Jya Odori, de São Paulo. Tradição cultural da província japonesa de Nagasaki, a dança artística é uma forma de agradecimento ao Deus Xintoísta de Suwa Jinjya.

O Prefeito de Registro, Nilton Hirota, enfatizou a importância do evento e a presença da Comitiva de Nakatsugawa. “O Tooro Nagashi não é apenas uma festa, é um tributo à memória daqueles que vieram antes de nós e uma celebração da diversidade cultural que enriquece nossa cidade. A presença da Comitiva de Nakatsugawa, cidade-irmã de Registro, acrescentou um toque especial a esta festividade. É graças ao esforço conjunto que podemos manter viva essa tradição e fortalecer nossos laços de amizade com nossos irmãos japoneses”.

Já Irineu Makoto, presidente do Bunkyo de Registro, agradeceu toda a organização do evento. “O Tooro Nagashi é uma celebração que mantém vivas as raízes culturais de nossa comunidade. Quero expressar minha gratidão a todos os envolvidos na organização que tornaram o Tooro Nagashi possível. É um evento que reflete o espírito de nossa comunidade e sua dedicação à preservação de nossas tradições.”

“Este é um evento que ressalta a essência da nossa comunidade, unindo pessoas de diferentes origens em um ato de respeito e reverência aos antepassados. A presença da Comitiva de Nakatsugawa é um símbolo do carinho e cooperação entre nossas cidades. A amizade entre Registro e Nakatsugawa só se fortalece a cada edição do Tooro Nagashi, e estamos gratos por essa parceria duradoura”, disse o Presidente do Convênio de Cidades-irmãs Registro e Nakatsugawa, Kunihiko Takahashi.

O 69º Tooro Nagashi de Registro foi uma realização da Associação Cultural Nipo-Brasileira de Registro (Bunkyo) e Nichirenshu Emyoji, com apoio da Hinomoto, Sicredi, Angelus, Freedom, Graal, Amavales, ACER, UCES, Farmácias Nissei, Nippon Já, Sesc, Prefeitura de Registro, SP pra Todos, Secretaria de Turismo e Viagens de São Paulo e Governo do Estado de São Paulo.

INTEGRANTES COMITIVA DE NAKATSUGAWA

A comitiva deste ano é composta por: Jun Sugimoto (Presidente Assoc. Cidades-Irmãs), Yoko Sugimoto (Esposa do Presidente); Kohei Yoshimura (Presidente da Câmara Municipal); Taiichiro Mio (Vice-pres. Assoc. Cidades-Irmãs); Koki Yoshikawa (Diretor Assoc. Cidades-Irmãs); Teruhide Ogiso (Diretor Assoc. Cidades-Irmãs); Kazuhiko Itazu (Diretor Assoc. Cidades-Irmãs); Hiroki Arumi (Associado Assoc. Cidades-Irmãs); Satoshi Shibata (Associado Assoc. Cidades-Irmãs); Junji Watanabe (Conselheiro Assoc. Cidades-Irmãs); Yoshiyuki Matsui (Diretor Dep. Esporte e Cultura); Takumi Nishio (Diretor Dep. Educação e Esporte) e Tetsunori Okamoto (Funcionário Dep. Educação e Esporte).