Sobre Registro

Cidade Irmã Nakatsugawa

Cidade Irmã Nakatsugawa


Registro Cidade-Irmã de Nakatsugawa, no Japão

A grande influência da colonização japonesa em Registro levou o Município a ganhar uma Cidade-Irmã no Japão. O interesse em assinar o convênio partiu do então prefeito de Nakatsugawa, Tamotsu Koike, que estava à procura de uma cidade brasileira para celebrar o acordo de cooperação com o objetivo de promover a integração entre os dois Países.

Em junho de 1980, após a aprovação da assembleia municipal de Nakatsugawa, o prefeito Koike e a esposa visitaram Registro e, em 4 de agosto do mesmo ano, foi assinada a ata de convênio. Desde então, a cada quatro anos uma comitiva formada pelo prefeito de Registro, empresários e integrantes do Rotary Clube visitam Nakatsugawa. Da mesma forma, uma comitiva da Cidade-Irmã vem a Registro para estreitar as relações e promover o intercâmbio cultural.

Nesses 36 anos de convênio, a comunidade de Nakatsugawa foi responsável por enviar recursos que contribuíram muito com a manutenção e a melhoria do Hospital São João, da Casa da Criança Futuro Feliz, APAE, Apoio ao Menor Esperança (AME), Lar dos Velhinhos, além do Hospital Regional de Pariquera-Açu, que recebeu equipamentos para a UTI Neonatal por meio do Rotary Clube Internacional.

Em diversas ocasiões, os irmãos japoneses colaboraram com as vítimas das enchentes no Rio Ribeira de Iguape, enviando recursos financeiros para minimizar as perdas materiais. A ajuda de Nakatsugawa também foi fundamental para a implantação do Memorial da Imigração Japonesa e para a construção da sede da Associação Cultural Nipo-Brasileira de Registro – o Bunkyo, que além de manter as tradições japonesas, se tornou mais um cartão postal do Município.

Em 2013, a comitiva de Nakatsugawa, integrada pelo Prefeito Setsuo Aoyama e pelo Presidente do Convênio de Cidades-Irmãs em Nakatsugawa, Jun Suguimoto, vei a Registro para participar das comemorações pelos 100 anos de colonização japonesa em Registro, Sete Barras e Iguape. E como ficou estabelecido durante as conversas com o Prefeito Gilson Fantin, a Prefeitura de Registro firmou convênio com o Bunkyo para contratação de um funcionário para cuidar especificamente das questões relacionadas ao Convênio de Cidades-Irmãs.

Com esse suporte, o objetivo é fortalecer ainda mais os vínculos e a comunicação entre Registro e Nakatsugawa. Que a amizade entre as duas cidades seja cada vez mais profícua e contribua com as relações bilaterais entre Brasil e Japão, promovendo o intercâmbio de ideias e tecnologias e, sobretudo, a paz entre os povos.

A Cidade de Nakatsugawa

Situado na Província de Gifu, no centro do Japão, Nakatsugawa fica a 200km de Tóquio. Desenvolve-se através de um dos pontos da antiga Nakasendo, tendo como símbolo o Monte Ena. Principais produtos: vários doces tradicionais japoneses, como doce de castanha (kuri), produtos industriais, agrícolas e pedreiras. A principal rua que começa da estação de Nakatsugawa foi denominada Avenida Registro.

Comitiva registrense na passarela da Avenida Registro localizada em Nakatsugawa (em 2015)
Praça em Registro leva o nome de Nakatsugawa
Monte Ena e o distrito urbano de Nakatsugawa
A ponte pedestre que mostra o nome da Avenida Registro
Kuri-kinton – um tipo do doce de castanha de Nakatsugawa
Uma árvore grande do hinoki (cipreste japonesa) e machadeiros

Top