Utilidade Pública

O que é a Assistência Farmacêutica Municipal

A Assistência Farmacêutica compreende um conjunto de ações que devem ser realizadas de forma sistêmica, articulada e sincronizada, tendo o medicamento como insumo essencial e como o maior beneficiário o paciente.

Com o objetivo de propiciar o acesso, a segurança e o uso racional dos medicamentos, a Assistência Farmacêutica é um sistema de apoio para a qualificação dos serviços de saúde que melhora a lacuna entre o potencial que os medicamentos essenciais têm para oferecer e a realidade das pessoas que deles necessitam, considerando, principalmente, a equidade.

Política Nacional de Medicamentos como parte essencial da Política Nacional de Saúde, constitui um dos elementos fundamentais para a efetiva implementação de ações capazes de promover a melhoria das condições da assistência à saúde da população.

A gestão adequada da Assistência Farmacêutica possibilita a otimização e racionalização de recursos financeiros e disponibiliza ferramentas fundamentais para o cuidado em saúde.