7 de março de 2022

Registro é a primeira cidade do Vale do Ribeira a integrar a rede Mercocidades

O Mercosul é a quinta economia do mundo, sendo que suas cidades são parte fundamental para o desenvolvimento econômico

Registro é a primeira cidade do Vale do Ribeira a integrar a Mercocidades, uma rede de municípios de países que participam do Mercado Comum do Sul (Mercosul). Além do Brasil, fazem parte cidades da Argentina, Paraguai, Uruguai, Venezuela, Chile, Bolívia, Equador, Peru e Colômbia. Um total de 364 cidades membros.

A organização também integra instituições como a Comissão Econômica para a América Latina e Caribe (CEPAL), ONU Habitat, Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), Eurocities, Fecomércio, entre outras instituições.

De acordo com o Prefeito de Registro, Nilton Hirota, Registro na rede Mercocidades contribuirá para abertura de mercado para o Mercosul e a internacionalização do Município no âmbito da América do Sul. “A BR-116 é um grande modal terrestre que é responsável pela ligação no Norte-Sul do Brasil e a países localizados na região sul do continente Americano. Desta forma temos a intenção de criar um ambiente favorável e receptivo para a chegada de novas empresas e promissor para novas possibilidades no mercado da América Latina”.

Uma das medidas favoráveis para a chegada de novos empreendimentos foi a criação e aprovação da lei Investe Registro (Lei 2.017/2021). Segundo o Secretário Municipal de Governo, Rafael Morais, a lei foi estratégica. “Fizemos um estudo e estabelecemos uma série normas para o desenvolvimento econômico do município com o fim de melhorar a atração e receptividade de novos investidores, inclusive aqueles de origem internacional. Inclusive temos a ideia de potencializar o Aeroporto de Registro com mais voos empresariais e a criação de pacotes turísticos”.

Além disso, a Mercocidades possibilitará networking com municípios de destaques da América Latina para transferências de tecnologias em gestão pública e busca pelas melhores práticas para Registro, assegurando a participação em diversas áreas, como: cidades inteligentes, planejamento urbano, desenvolvimento econômico, segurança pública, modelos de saúde pública, entre outros.

PROCESSO – O processo se iniciou em 2021 com Secretaria Municipal de Governo, por meio da Diretoria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação apresentando Registro na Câmara Técnica de Planejamento Estratégico e Cidades, como uma das seis cidades a se apresentar no evento. Após isso, houve o processo de documentação, avaliação e aprovação na assembleia geral das cidades membros.

“Realmente foi um trabalho gratificante porque eu não tenho dúvidas que abriremos muitas possibilidades do seguimento logístico, empresarial e comercial. O ingresso de Registro está dentro de uma metodologia adotada pelo Plano de Governo do Prefeito Nilton Hirota em atrair investimentos para a nossa cidade”, destacou o Diretor de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, Octávio Forti Neto.