Registro participa do encontro São Paulo Ambiental e lançamento do programa “Refloresta SP”
O Refloresta SP vai gerar benefícios ambientais, sociais e econômicos, mostrando que é possível conciliar produção e conservação
A Secretária Municipal de Desenvolvimento Agrário e Meio Ambiente, Daniella Batista, representou o prefeito de Registro, Nilton Hirota, no encontro “São Paulo Ambiental”, na última sexta-feira (24/9), em São Paulo. O encontro marcou a assinatura do decreto que regulamenta as regras de repasse dos recursos do ICMS Ambiental, o lançamento do Programa “Refloresta SP” e o reforçou a importância da assinatura dos Municípios do Acordo Ambiental São Paulo, para redução de emissão de Gases de Efeito Estufa.
O ICMS ambiental vem beneficiar os municípios do Estado de São Paulo com o valor de R$5 Bilhões nos próximos 10 anos. Este benefício vem através da preservação e desempenho ambiental em cada município, sendo considerados os seguintes eixos: Áreas protegidas, Segurança hídrica e geração de energia, Gestão de resíduos sólidos e Conservação e restauração da biodiversidade. “Nas áreas de Gestão de Resíduos Sólidos e Conservação e restauração da biodiversidade o município de Registro já possui requisitos para o recebimento deste recurso, e está trabalhando nos demais eixos”.
O programa Refloresta SP é uma parceria entre a Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente (SIMA) e o Banco Desenvolve SP. O novo programa visa o aumento da cobertura de vegetação nativa no Estado com o plantio de florestas em sistemas agroflorestais e silvipastoris, que combinam a conservação e a produção agropecuária no mesmo espaço. O programa pretende recuperar vegetação daqueles municípios que possuem cobertura muito baixa para pelo menos 10%, que é considerado o índice mínimo aceitável para assegurar qualidade de vida aos habitantes e a produção agropecuária. Já os municípios com percentual intermediário, entre 10% e 30%, terão a cobertura elevada para 30%, índice considerado adequado para a sustentabilidade ecológica. Os financiamentos serão destinados tanto para empresas como para os municípios. “Apesar de Registro possuir uma cobertura de 55,6% de vegetação nativa, segundo o Inventário Florestal de 2020, é possível avaliar a aplicabilidade deste programa para a implantação de Projetos de Pagamentos por Serviços Ambientais (PSA), objetivando a manutenção desta conservação e das nascentes do município”.
Durante o evento São Paulo Ambiental, o município de Registro assinou o Acordo Ambiental, visando o incentivo às ações de sustentabilidade e ao compromisso com a redução da emissão de gases do efeito estufa. Em 2021, o Estado assumiu o compromisso de reduzir a zero as emissões dos Gases de Efeito Estufa (GEE), até 2050.
“Estes programas incentivam e nos dão ferramentas para a implementação na prática do desenvolvimento sustentável. A alinhamento a estes programas reafirma o nosso compromisso com a gestão ambiental, e consequentemente, com o bem estar de toda a sociedade. Cuidar do Meio Ambiente agora é o nosso melhor investimento”, comentou a Secretária de Meio Ambiente, Daniella Batista.



VEJA MAIS
Prefeitura de Registro inaugura unidade do programa Cozinhalimento no CRAS Nosso Teto
Festival da Cidade celebra os 79 anos de Registro com programação especial gratuita
Registro recebe 1ª Parada do orgulho LGBTQIAPN+ com o Festival +Diversidade
Escola de Judô Mauro Sakai fica em 3º lugar no Torneio Toraichiro Suzuki
Registro conquista 1º lugar no Prêmio Band Cidades Excelentes, o “Oscar” da Gestão Pública