8 de março de 2024

Vila Nova e Vila São Francisco recebem Mutirão de Combate à Dengue na neste sábado (9/3)

É recomendável que os moradores coloquem os materiais na calçada em frente à residência logo pela manhã, antes da passagem do caminhão.

Tudo preparado para mais um Dia D de Combate à Dengue. Desta vez, a Prefeitura de Registro, por meio da Diretoria Geral de Saúde, fará mais uma mobilização, neste sábado (9/3), a partir das 8 horas, nos bairros Vila Nova e Vila São Francisco. O grande objetivo da força tarefa é conscientizar a população sobre os cuidados e eliminar os focos de proliferação do Aedes Aegypti, mosquito transmissor de arboviroses da dengue, zika e chikungunya. Até o momento, segundo dados da Diretoria de Vigilância em Saúde, foram contabilizadas 468 notificações em Registro com: 17 casos confirmados; 244 descartados; 207 aguardando resultado e 1 óbito.

Mais de 60 profissionais estarão mobilizados no mutirão, orientando e distribuindo material educativo sobre a dengue e como combatê-la. Os agentes também estarão esclarecendo dúvidas e orientando para a retirada de objetos volumosos das residências para o recolhimento com suporte do caminhão.

COLETA DE OBJETOS – O mutirão contará também com veículos pesados que farão a coleta de objetos, recipientes e materiais que acumulem água. Exceto entulhos, restos de obras e demolições, lixos orgânicos (a coleta seletiva já realiza o recolhimento) e galhos de árvores. Os moradores dos bairros Vila Nova e Vila São Francisco deverão colocar os materiais na calçada em frente à residência neste sábado (9/3), antes da passagem do caminhão.

ENFRENTAMENTO
Diariamente, a Prefeitura de Registro intensifica suas iniciativas de combate à dengue em áreas onde são relatados mais casos, através do Bloqueio Controle de Criadouros (BCC), com o propósito de erradicar os focos de reprodução do mosquito Aedes aegypti. É crucial enfatizar a necessidade do uso de repelentes, mesmo para aqueles que já foram diagnosticados positivamente, a fim de prevenir a picada do mosquito e sua subsequente transmissão para outras pessoas.

Além dessas medidas específicas, há uma rotina de trabalho em todo o município, que inclui a identificação de locais estratégicos, como borracharias e centros de reciclagem, que são propícios para se tornarem focos de proliferação, assim como imóveis de grande circulação de pessoas, como hospitais, faculdades e delegacias. É importante ressaltar que o apoio da comunidade é essencial para o êxito dessas iniciativas, colaborando com as equipes e seguindo as orientações para evitar a propagação da dengue.