Turismo - Registro/SP - Quinta-Feira, 25 de Abril de 2024

Início  /

Notícias


Bunkyo


No início da colonização, Registro foi dividido em cinco bairros para fins administrativos e, em cada bairro formou-se uma associação japonesa. Com a 2.ª Guerra Mundial, onde o Japão e Brasil eram inimigos, o governo federal ordenou que toda estrutura administrativa fosse desativada, assim as associações japonesas de Registro foram extintas. Com o fim da guerra, iniciou-se o processo de revitalização da associação. No ano de 1993, em comemoração aos 80 anos de imigração japonesa, foi criado o Bunkyo, com personalidade jurídica, e a partir daí foi se fortalecendo cada vez mais. Em 2003 foi construída uma sede própria, em comemoração aos 90 anos de Colonização Japonesa em Registro.

Além de manter um calendário de atividades com rotina semanal, a Associação promove anualmente eventos em parceira com a Prefeitura Municipal de Registro, como: Festa do Sushi, Tooro Nagashi, Bon Odori, entre outros.

O Bunkyo está situado na Praça da Integração Brasil-Japão, onde foi instalada uma das esculturas comemorativas do centenário da imigração japonesa no Brasil do artista plástico Yutaka Toyota. “Portal do Sol” é inspirada nas antigas máquinas de beneficiamento de arroz e de chá. Para criar a obra, o artista utilizou as peças originais, que modelam e simbolizam as benfeitorias que os japoneses e seus descendentes teriam proporcionado para a região.